Páginas

domingo, 27 de março de 2011

O Santo Rosário



Antigamente os monges costumavam rezar os 150 salmos de Davi, e os leigos que os acompanhavam, como não sabiam ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.

Depois de um tempo acompanhando as recitações dos Salmos, os leigos começaram a recitar 150 Pai Nossos e depois 150 Ave Marias. No início usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar as vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É quando surge o terço (objeto).

“O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.

Um dia, na paróquia do Cura d'Ars, apareceu uma senhora que chorava compulsivamente pela morte do seu marido. Ela estava no fundo da Igreja. O Cura d'Ars notou a sua presença e foi falar com ela. Perguntou por que ela estava chorando daquela forma. Ela respondeu que era porque o seu marido acabava de morrer e ela achava que ele havia se condenado. Então o Cura d'Ars se voltou para ela e disse:

- Ele não se condenou. Ele se salvou!
Ela perguntou:
- E como o senhor sabe?
Ele respondeu:
- Lembra aquele dia que você estava andando com ele na rua e pediu para ele pegar uma rosa num jardim para colocá-la aqui na Igreja aos pés de Nossa Senhora?
Ela respondeu:
- Lembro!
Ele respondeu:
- Pois, então, Nossa Senhora não se esqueceu. Ele se salvou!

Outra história é a que ocorreu com S. Domingos de Gusmão. Um dia Nossa Senhora apareceu a ele e lhe disse que cada Ave-Maria do terço é como uma rosa que cai aos seus pés.
Juntando as histórias, se uma rosa apenas entregue a Nossa Senhora fez a diferença para salvar a alma daquele senhor. Imagine 50 Ave Marias rezadas em um Terço? Imagina isso se repetindo, como acontece no Rosário?

Olha que legal, o terço (5 dezenas) é nada mais nada menos que a quarta parte do Rosário (20 dezenas). O nome "terço" foi dado porque antes só tinham três Mistérios (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos), mas em 2002 o Papa João Paulo II, em sua carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae", adicionou os Mistérios Luminosos.

Nos Mistérios Gozosos, recordamos a encarnação e a vida oculta de Cristo. Já nos Mistérios Dolorosos, contemplamos o sofrimento da Paixão de Cristo. Sua ressureição, nos Mistérios Gloriosos. Nos Mistérios Luminosos, meditamos alguns momentos de grande significado da vida pública de Jesus.

Hoje em dia rezamos mais o terço, e é uma etapa para rezarmos o Santo Rosário. É preciso esforço, e perseverança. Tire um tempo no seu dia para começar rezar o Terço, e veja a mudança que ele fará em sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário