Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

“Eu sou o pão da vida.”

A Eucaristia é o mistério da fé. Junto com o batismo, crisma, a eucaristia faz parte dos sacramentos da iniciação cristã. A Eucaristia é o alimento da alma. É o próprio Corpo e Sangue de Jesus. O próprio Jesus disse que é o pão que desce do céu, o pão da vida eterna.

"Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e tendo pronunciado a benção, o partiu e distribuiu a eles e disse: 'Tomem, isto é meu corpo'. Em seguida, tomou um cálice, agradeceu e deu a eles. E todos eles beberam. E Jesus lhes disse: 'Isto é meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos." Mc 14, 22-24


Ali está presente nosso Senhor Jesus, em verdadeira carne e verdadeiro sangue; Jesus se fez pequeno para estar em comunhão conosco, porque nos ama. Quantas vezes não damos valor a missa? Quantas vezes faltamos por preguiça? Temos sido muito relaxados. Alguns vão a missa, mas não participam, estão com a cabeça em outro lugar. Não damos o real valor a esse tesouro tão único, que é receber Jesus na Eucaristia.


"Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre." Jo 6, 51-58


Quando comungamos, Jesus está em nós, nos fortalecendo, nos renovando. Jesus está nos alimentando, nutrindo nossa alma. Da mesma forma que precisamos alimentar o corpo, precisamos alimentar a alma. É o próprio Senhor, não canso de repetir! Recebemos Seu corpo, que vem ser para nós remédio, cura, alimento e força. O Corpo e Sangue de Jesus nos sustenta.


"Nunca compreenderemos como o Senhor dá Seu corpo e sangue, na forma de pão e vinho. Será sempre um mistério da fé, mas o Senhor, sabendo disso, veio em auxílio da nossa fraqueza, da nossa incredulidade. É por isso que realizou prodígios; para que pudéssemos aceitar com mais facilidade; para que a nossa inteligência não ficasse no escuro. Por isso, Jesus andou sobre as águas, multiplicou os pães, apareceu aos apóstolos após a Sua ressurreição; tudo para que soubéssemos, que Ele tem o poder de realizar aquilo que realizou na Eucaristia." Mons. Jonas Abbib



"Irmãos: O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão." I Cor 10, 16s




"Creio, Senhor, que Tu estás presente na Eucaristia. É o Teu corpo, o Teu sangue, a Tua alma e divindade. É o Senhor vivo e ressuscitado que me vê, me acolhe, me ama e perdoa.
Senhor, não consigo tocar-Te, nem sentir-Te, mas sei que estás presente na hóstia consagrada e isso me basta.
Obrigado, Senhor, porque creio e quero crer ainda mais. Aumenta a minha fé, para que eu usufrua de todas as graças, que a Eucaristia me oferece.
Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário